domingo, 24 de novembro de 2013

Venezuela diz NÃO ao comunista Nicolás Maduro!

Os protestos de hoje acontecem a duas semanas de eleições municipais consideradas cruciais, e em meio a uma inflação de 54% ao ano, à escassez pontual de alguns artigos, e à tensão no mercado paralelo do dólar, onde a moeda é negociada a um preço oito vezes mais alto do que no mercado oficial.

Milhares de venezuelanos protestaram neste sábado em parques e praças contra um projeto aprovado pela Assembleia que permite ao presidente do país, Nicolás Maduro, governar por meio de decretos. A manifestação foi organizada pelo líder da oposição, Henrique Capriles, e também se voltou contra uma série de problemas econômicos, incluindo a enorme inflação, a rápida depreciação da moeda local, a falta de itens básicos de consumo e alimentação, os constantes apagões e a corrupção generalizada.

"Eu nunca vi as coisas tão ruins assim. É preciso pegar fila logo cedo para comprar farinha, açúcar e óleo de cozinha. A gente não acha comida nem peças pro carro. Esse país está sendo destruído", comentou o consultor de segurança José Delgado, de 56 anos, durante um protesto no centro de Caracas.

Maduro, que completa 51 anos neste sábado, disse que pretende enfrentar os problemas econômicos do país por meio dos poderes legislativos que lhe foram concedidos pela Assembleia. Ele afirmou que precisa dessa autoridade para lançar uma "ofensiva" contra líderes empresariais gananciosos e inimigos políticos, que seriam responsáveis por manipulações de preços e por tentar desestabilizar a economia.

As duas primeiras leis aprovadas por Maduro com seus novos poderes foram para limitar os lucros das empresas e criar uma nova agência estatal para fiscalizar as exportações e importações. Na semana passada o presidente desencadeou uma onda de compras de fim de ano, ao obrigar algumas lojas a reduzir preços em até 50%, o que causou enormes filas em shoppings e centros comerciais.
 

Fonte: Associated Press.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/11/venezuelanos-protestam-nas-ruas-contra-governo-de-maduro.html

http://noticiasvenezuela.info/2013/11/maduro-no-seas-cobarde-ven-por-mi-echale-bolas-reto-capriles/

http://www.reuters.com/article/2013/11/23/us-venezuela-opposition-idUSBRE9AM08S20131123

http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=512730

http://br.noticias.yahoo.com/milhares-protestam-venezuela-maduro-202800456.html

http://www.boston.com/news/world/latin-america/2013/11/23/venezuelan-opposition-turns-out-against-maduro/3qeQ2L9pSXJNqV7HgJodUM/video.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário