sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Mídia, controlando pensamentos. Part 2

Propriedades na Mídia
Tv 8

Como representado no gráfico acima, o número de empresas que possuem a maioria dos meios de comunicação E.U. foi de 50-5 em menos de 20 anos. Aqui estão as corporações que evoluem ao redor do mundo e os bens que possuem.

Uma lista das propriedades controladas pela AOL Time Warner tem dez páginas digitadas de anúncios de empresas distintas e 292 filiais. Destes, 22 são joint-ventures com outras grandes corporações envolvidas em diferentes graus com as operações de mídia. Estes parceiros incluem 3Com, eBay, Hewlett-Packard, Citigroup, Ticketmaster, American Express, Homestore, Sony, Viva, Bertelsmann, Polygram, e Amazon.com. Algumas das propriedades mais familiares e plenas propriedades da Time Warner Book incluem a Month Club, Little, Brown editores, HBO, com seus sete canais, CNN, sete canais especializados e de língua estrangeira; Road Runner, Warner Brothers Studios; Weight Watchers, Popular Science e cinqüenta e duas gravadoras diferentes.
    - Bagdikan Ben, The New Media Monopoly

AOL Time Warner possui:
Tv 9

    * 64 revistas, como Time, Life, People, revista MAD e DC Comics
    * A Warner Bros, New Line e Fine Line Features no cinema
    * Mais de 40 músicas, incluindo Warner Bros, Elektra e Atlantic
    * Muitas redes de televisão como a WB Networks, HBO, Cinemax, TNT, Cartoon Network e CNN
    * Madonna, Sean Paul, The White Stripes

Viacom possui:
Tv10

    * CBS, MTV, MTV2, UPN, VH1, Showtime, Nickelodeon, Comedy Central, TNN, a CMT e BET
    * Paramount Pictures, Nickelodeon, MTV Films
    * Videos Blockbuster
    * Nos cinemas e jogadores famosos

Tv 11

As propriedades da Disney de uma equipe de hóquei chamado The Mighty Ducks de Anaheim não começa a descrever a vastidão desse reino. Hollywood ainda é o coração simbólico, com oito estúdios de produção e distribuidores: Walt Disney Pictures, Touchstone Pictures, Miramax, Buena Vista Home Video, Buena Vista Home Entertainment, Buena Vista International, Hollywood Pictures, e Caravan Pictures.

    A Walt Disney Company controla oito marcas de livro em casa, como Walt Disney Company Book Publishing e ABC Publishing Group; a ABC Television Network, com dez estações de propriedade e operados própria, incluindo os cinco principais mercados; trinta estações de rádio, incluindo todos os principais mercados, canais a cabo, incluindo Disney, ESPN (conjuntamente), A & E e History Channel, treze canais de difusão internacional de alongamento da Austrália para o Brasil, sete unidades de produção e de esportes em todo o mundo e sites da Internet, incluindo o ABC grupo, ESPN.sportszone, NFL.com, NBAZ.com e NASCAR.com. Seus cinco grupos musicais incluem o Buena Vista, Lyric Street, e os rótulos Walt Disney, e produções de teatro ao vivo que cresce fora dos filmes; O Rei Leão, A Bela ea Fera e O Rei Davi. – Fonte: Internet

A Walt Disney Company possui:

Tv 12

    * Disney Channel, ABC, ESPN, A & E, History Channel,Walt Disney Pictures, Touchstone Pictures, Hollywood Pictures, Miramax Film Corp, e Buena Vista International
    * Miley Cyrus / Hannah Montana, Selena Gomez, Jonas Brothers

Vivendi Universal possui:

Tv 13

    * 27% das vendas de música E.U., rótulos incluem: Interscope Records, Geffen, A & M, Island, Def Jam, MCA, Mercury, Motown e Universal
    * Universal Studios, Studio Canal, Filmes Polygram, Canal +
    * Inúmeros sites de internet e empresas de telefonia celular
    * Lady Gaga, The Black Eyed Peas, Lil Wayne, Rihanna, Mariah Carey, Jay-Z

Sony possui:
Tv 15

    * Columbia Pictures, Screen Gems, da Sony Pictures Classics
    * 15% das vendas nos E.U. na música, rótulos incluem a Columbia, Epic, Sony, Arista, Jive Records e RCA
    * Beyoncé, Shakira, Michael Jackson, Alicia Keys, Christina Aguilera

Um número limitado de agentes da indústria cultural, uma quantidade limitada de pontos de vista e idéias que fazem sua maneira ao público em geral. Isso também significa que uma única mensagem pode facilmente saturar todas as formas de mídia para gerar consentimento (ou seja, "há armas de destruição em massa no Iraque").

A Padronização do Pensamento Humano
Tv 16

A fusão das empresas de comunicação nas últimas décadas gerou uma pequena oligarquia dos conglomerados de mídia. A TV mostra o que seguimos, a música que ouvimos, os filmes que assistimos e lemos os jornais que são produzidos por cinco empresas. Os proprietários desses conglomerados têm laços estreitos com a elite do mundo e, em muitos aspectos, eles são a elite. Por possuir todos os canais de escoamento, tendo potencial para atingir as massas, esses conglomerados têm o poder de criar na mente das pessoas uma visão de mundo única e coesa, gerando uma padronização "do pensamento humano".

Mesmo os movimentos ou estilos que são considerados marginais são, na verdade, extensões do pensamento mainstream. Meios de comunicação de massa produzem seus próprios rebeldes que definitivamente olham para o lado, mas ainda são parte do estabelecimento e não pergunta nada. Artistas, criações e idéias que não cabem a maneira dominante de pensar são impiedosamente excluídos e esquecidos pelos conglomerados, o que torna praticamente desaparecido a partir da própria sociedade. No entanto, as idéias que são consideradas válidas e desejáveis para serem aceitos pela sociedade são habilmente comercializadas para as massas, a fim de torná-los tornar-se norma auto-evidente.

Em 1928, Edward Bernays já viu o potencial imenso de filmes para padronizar o pensamento:

    O cinema americano é a maior transportadora inconsciente de propaganda no mundo de hoje. É um grande distribuidor de idéias e opiniões. O filme pode padronizar as idéias e os hábitos de uma nação. Porque as imagens são feitas para atender às demandas do mercado, que refletem, enfatizam até exagerar as amplas tendências populares, ao invés de estimular novas idéias e opiniões. O filme aproveita apenas de idéias e fatos que estão em voga. Como o jornal pretende com a notícia, ele pretende com entretenimento.
    - Edward Bernays, Propaganda

Esses fatos foram classificados como perigos para a liberdade humana na década de 1930 pelos pensadores da escola de Frankfurt, como Theodor Adorno e Herbert Marcuse. Eles identificaram três principais problemas relacionados com a indústria cultural. A indústria pode:

 1. Reduzir os seres humanos ao estado de massa, impedindo o desenvolvimento dos indivíduos emancipados, que são capazes de tomar decisões racionais;

2. Substituir a unidade legítima para a autonomia e auto-conhecimento pela preguiça segura de conformismo e passividade.

3. Validar a idéia de que os homens realmente procuram fugir do mundo absurdo e cruel em que vivem por perder-se em um estado hipnótico de auto-satisfação.

A noção de escapismo é ainda mais relevante hoje, com o advento dos jogos de vídeo online, filmes 3D e home theaters. As massas, constantemente estão à procura de entretenimento, vai recorrer a produtos de alto orçamento que só podem ser produzidos pelas maiores corporações de mídia do mundo. Estes produtos contêm mensagens cuidadosamente calculadas e símbolos que não são nada mais e nada menos do que propaganda divertida. O público foi treinado para AMAR sua propaganda na medida em que ele gasta o seu dinheiro suado para ser exposto a ele. As propagandas (usada em políticas, culturais e comerciais) não é mais a forma de comunicação coerciva ou autoritária encontrada em ditadura, tornou-se sinônimo de diversão e prazer.

    No que diz respeito à propaganda, os defensores iniciais da alfabetização universal e a liberdade de imprensa prevista apenas duas possibilidades: a propaganda pode ser verdade, ou ele pode ser falsa. Eles não prevêem o que de fato aconteceu, sobretudo na nossa democracia ocidental capitalista, o desenvolvimento de uma vasta indústria de comunicação de massa, em causa a principal, nem com o verdadeiro nem falso, mas com o irreal, a mais ou menos totalmente irrelevante . Em uma palavra, eles não conseguiram levar em conta o homem do apetite com quase infinita distrações.
    - Aldous Huxley, prefácio de Um Admirável Mundo Novo

A única peça de mídia muitas vezes não tem um efeito duradouro sobre a psique humana. Os meios de comunicação social, no entanto, pela sua natureza onipresente, cria um ambiente de vida que evoluem em uma base diária. Ele define a norma e que exclui o indesejável. Da mesma forma que os cavalos usam antolhos de transporte para que eles só podem ver o que está bem na frente deles, as massas só podem ver para onde eles deveriam ir.

    É o surgimento da mídia de massa que possibilita o uso de técnicas de propaganda em escala social. A orquestração da imprensa, rádio e televisão para criar um processo contínuo, duradouro, torna o ambiente de total influência da propaganda praticamente despercebido, precisamente, porque cria um ambiente de constante. A mídia fornece a ligação essencial entre o indivíduo e as demandas da sociedade tecnológica.
    - Jacques Ellul

Uma das razões da mídia de massa estar em êxito nas influências da sociedade é devida à extensa pesquisa em ciências cognitivas e da natureza humana que tem sido aplicado a ele.

Técnicas de Manipulação
Tv 17

Publicidade é a tentativa deliberada de controlar a percepção do público de um assunto. Os temas de publicidade incluem pessoas (por exemplo, políticos e artistas), bens e serviços, organizações de todos os tipos, e obras de arte ou de entretenimento.

O esforço para vender produtos e idéias para as massas tem levado a uma quantidade sem precedentes de pesquisas sobre o comportamento humano e sobre a psique humana. Ciências cognitivas, psicologia, sociologia, semiótica, lingüística e outras áreas afins foram e ainda são amplamente pesquisadas através de estudos bem financiados.

   Nenhum grupo de sociólogos capazes nas equipes de anúncios recolhem e tratam de dados sociais exploráveis. As equipes de anúncios têm de gastar bilhões anualmente em pesquisa e testes de reações, e seus produtos são magníficas acumulações de materiais sobre a partilha de experiências e sentimentos de toda a comunidade.
    - Marshal McLuhan, as extensões do homem

Os resultados desses estudos são aplicados às propagandas, filmes, vídeos de música e outras mídias, a fim de torná-las tão influente quanto possível. A arte do marketing é muito calculada e científica, pois deve alcançar tanto o indivíduo quanto para a consciência coletiva. No orçamento de produtos “high-cultural”, um vídeo não é "apenas um vídeo", as imagens, símbolos e significados são estrategicamente colocados de forma para gerar o efeito desejado.

   É com o conhecimento do ser humano, suas tendências, seus desejos, suas necessidades, seus mecanismos psíquicos, seus automatismos, bem como conhecimentos de psicologia social e psicologia analítica, que aprimora suas técnicas de propaganda.
    - Propagandes, Jacques Ellul (tradução livre)

A propaganda de hoje quase nunca usa argumentos racionais ou lógicos. É diretamente colocado necessidades mais primordiais de um ser humano e os instintos, a fim de gerar uma resposta emocional e irracional. Se nós sempre pensamos racionalmente, nós provavelmente não iriamos comprar 50% do que nós próprios compramos. Bebês e crianças são constantemente encontrados em propagandas dirigidas às mulheres por uma razão específica: os estudos mostraram que as imagens das crianças desencadeam uma necessidade instintiva das mulheres para alimentar, cuidar e proteger, levando a um viés solidário com o anúncio.

O sexo é onipresente nos meios de comunicação de massa, como ele chama e mantém a atenção do espectador. Ele se conecta diretamente à nossa necessidade animal para produzir e reproduzir, e, quando acionado, este instinto pode imediatamente ofuscar qualquer outro pensamento racional em nosso cérebro.

E se as mensagens descritas acima foram capazes de atingir diretamente a mente dos telespectadores no subconsciente, sem sequer perceber, o que está acontecendo com eles? Esse é o objetivo da percepção subliminar. A frase de publicidade subliminar foi inventada em 1957 pelo pesquisador de mercado dos E.U., James Vicary, que disse que ele poderia obter dos espectadores para "beber Coca-Cola" e "coma pipoca", piscando as mensagens na tela por um tempo tão curto que os telespectadores não veriam.

   A percepção subliminar é um processo deliberado de comunicação criado por técnicos, por que você recebe e responde às informações e instruções, sem ser consciente das instruções.
    - Steve Jacobson, controle da mente nos Estados Unidos

Esta técnica é frequentemente usada em marketing e todos nós sabemos que o sexo vende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário